Publicado em 26 de Setembro de 2018

2ª SIPAT - INDUSTRIAL IRMÃOS HORT

A segunda edição da SIPAT (SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO) da Irmãos Hort aconteceu entre os dias 17 e 21 de setembro de 2018.

O tema deste ano foi: Todos pela segurança!

A SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre corre do dia a dia, ou seja, não só tenham idéia de segurança, mas que também pratiquem segurança, desenvolvendo a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho e em casa também.

As atividades durante a semana da Sipat buscaram evidenciar assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho buscando a efetiva participação dos funcionários e tiveram como intuito alertar, acompanhar e conduzir à empresa num todo para práticas corretas dentro e fora do ambiente de trabalho afim de prevenir acidentes e doenças.

Tivemos a participação de diversos fornecedores da empresa como patrocinadores da Sipat 2018.

A IH faz um agradecimento especial á todos os fornecedores que colaboraram para o sucesso que foi a segunda edição da SIPAT Industrial Irmãos Hort.

Foram sorteados muitos brindes entre os participantes e o comparecimento dos funcionários foi bastante expressivo.

A abertura da 2ª edição da SIPAT foi no dia 17 de setembro, segunda-feira as 15:00h com a palestra ministrada pelo SESI (Serviço Social da Indústria) sobre o Uso Racional dos medicamentos. A palestra teve como objetivo mostrar que usar medicamentos de forma errada pode trazer muitos danos, inclusive fazer com que uma doença se torne ainda mais grave. A auto-medicação pode trazer danos à saúde. As pessoas usam o medicamento por conta própria, por indicação de um amigo, vizinho ou pessoa próxima. Isso pode ser perigoso, uma vez que a pessoa utiliza o medicamento em quantidade errada e por tempo inadequado.
Por isso, é muito importante se informar com um médico ou farmacêutico sobre a utilização do medicamento. Nesse dia foi realizada também aferição da pressão arterial dos colaboradores durante todo o dia e em todos os turnos por profissionais capacitados do Sesi que alertaram sobre a importância de medir a pressão arterial, independentemente da idade, e realizar exames periódicos.

O segundo dia da SIPAT 2018, dia 18/09/2018 teve a participação dos agentes de trânsito do SETRAM com a palestra de tema: FATOR HUMANO, falando que o homem é o principal elemento do trânsito e se todos nós, tanto pedestres,ciclistas,motociclistas,motoristas e passageiros fizerem sua parte podemos ter um trânsito seguro.

Na quarta -feira dia 19/09/2018, dando continuidade a SIPAT, foi o dia reservado para abordar o tema AIDS e DST ( Doenças Sexualmente Transmissíveis),com palestra ministrada pelas meninas do SAE - Serviço de Assistência Especializada e teve a finalidade de conscientizar os participantes da importância da prevenção nas relações sexuais como um fator primordial na manutenção da saúde e da boa qualidade de vida.
Houve ainda a distribuição de preservativos e de informativos sobre o tema.

Dia 20/09/2018, quinta-feira o tema escolhido foi: Tipos e Uso Correto dos Extintores. A brigadista Julia Maria Gorges mostrou os diferentes tipos de extintores para cada tipo de incêndio e que usar o extintor a princípio parece ser fácil, no entanto, um erro na utilização do extintor pode ser fatal para o combatente. Como pode também aumentar as chamas. A palestrante falou sobre cada tipo de extintor existente e sua classificação, seus usos indicados e como identificar devidamente os extintores em combate a incêndios. A Irmãos Hort disponibilizou dois extintores para demonstração de uso e manuseio correto ao final da palestra e os participantes puderam manusear o EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2) e o EXTINTOR DE PÓ QUIMICO SECO. Foi um momento muito proveitoso e animado onde vários funcionários que nunca manipularam um extintor tiveram essa oportunidade e quem já tinha manuseado pode aperfeiçoar as técnicas de uso corretas.

Para encerrar essa semana repleta de conhecimento tivemos a palestra descontraída e alegre: Transformando Realidades com Alexandre Antunes, um grande palestrante de Blumenau que nos mostrou alguns conceitos fundamentais do desenvolvimento humano, que no entanto, não conseguimos colocar em prática, pois na correria do dia a dia, a rotina da vida cobre de pó muitos bons propósitos. Por isso é necessário refletir sobre o que queremos, planejar e agir com convicção e, sobretudo, ser generoso consigo mesmo. Pois a vida se renova a cada dia e precisamos estar engajados na transformação do meio em que vivemos. 

A Industrial Irmãos Hort não vê a SIPAT como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida.

A Comissão da CIPA - Gestão 2018/2019 e a diretoria da Industrial Irmãos Hort Ltda. comemoram mais um ano da Sipat e agradecem a todos os envolvidos neste evento que foi um sucesso!