O crescimento da Irmãos Hort está diretamente relacionado ao respeito pelo meio ambiente e ao compromisso com a sociedade. Isso significa que a visão sustentável orienta a maneira como atuamos, seja em nossos negócios, no meio ambiente ou na sociedade. São ações com responsabilidade e ética que nos fazem acreditar que estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa. Agir com responsabilidade social e ambiental é, para IH, um compromisso com as pessoas e com o planeta.

Ambiental - Reflorestamento

Preservar o meio ambiente não é somente uma obrigação, mas faz parte da cultura da INDUSTRIAL IRMÃOS HORT, que conta além do tratamento de Efluentes, com Coleta Seletica de Lixo e Consciência Ambiental interna e também com uma área de 1915 hectares de terra.
Possuí ainda uma plantação de eucalipto de 667 hectares, área de lavoura de 650 hectares e uma reserva de matas nativas de 598 hectares. Com isto, a indústria neutraliza a emissão de CO2 que suas caldeiras emitem na camada de ozônio, contribuindo na preservação do planeta.

Ambiental - Tratamento de Fluentes

A água utilizada nos processos de tingimento da INDÚSTRIA IRMÃOS HORT recebe todo o tratamento necessário para que retorne à natureza limpa. Por meio de processos biológicos e químicos, a água é devolvida ao rio com qualidade garantida, atendendo aos rigorosos padrões e normas ambientais.
O lodo resultante do processo de tratamento pós-industrial passa por um processo de secagem, diminuindo o volume de resíduos, e é encaminhado ao aterro sanitário. Cumprindo com satisfação todas as exigências e trabalhando para a preservação de nossos recursos naturais.

Ambiental - Cuidados com o ar

A IH possui em suas caldeiras sistemas de automação da queima de biomassa que possibilitam a total eficiência deste processo.
Reduzindo a emissão de gases (CO², CO, NOx e SOx) prejudiciais ao meio ambiente, fazendo que com isso trabalhemos dentro dos padrões ambientais. 
Além disso, os equipamentos possuem filtros multiciclone que eliminam as partículas sólidas geradas pelo processo de queima.
O material queimado pela caldeira, biomassa, citado acima, são galhos e cascos de árvores reutilizados de sobras das madeireiras. 
Utilizando estes materiais, permite o reaproveitamento de resíduos, sendo menos poluente que as outras formas de energia, e além de ser considerado umrecurso natural renovável. 
Assim favorece o descarte consciente no meio ambiente com a redução de derrubada de árvores.
Para maior controle e validade do projeto, anualmente, a empresa realiza através de uma equipe de engenharia, um relatório de emissões atmosféricas, certificando a empresa dentro dos padrões de proteção ambiental.

Social - APVAEB

A APVAEB foi fundada em 2005 com o objetivo de facilitar a inclusão social das pessoas com deficiência física através do esporte. Mesmo com pouco tempo de existência, a Associação já conquistou diversos títulos em eventos esportivos nacionais e internacionais.
A Associação de Pais e Voluntários dos Atletas Especiais de Brusque é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o processo de socialização de pessoas portadoras de deficiência, através da prática esportiva com enfoque principal nas modalidades de natação, bocha e basquete. O projeto também promove à educação formal por meio da alfabetização e da educação artística, incentiva a relação interpessoal entre os participantes e seu familiar garante cobertura assistencial na área de saúde e intermédia a inserção dos participantes no mercado de trabalho.

A INDUSTRIAL IRMÃOS HORT contribui com o projeto desde março de 2007 e vem acompanhando desde então, todas as conquistas da APVAEB.

Social - Guerreiros de Deus 

O Ministério Guerreiros de Deus é uma associação que tem com objetivo promover a transformação: física, moral e espiritual de crianças e pessoas em situação de risco.
O projeto chegou ao norte da África, no Sahel Africano, no país do Niger em 2001, mas somente em 2007 passou a ter uma base própria, dando início a uma série de trabalhos nas áreas de nutrição, evangelismo e esporte. Hoje está presente em várias cidades do Níger como: Niamey, Terah, Toudounounka, Mailo, Koira Tegui, Jguwala e Maradi.
O Níger pode ser considerado o pais mais pobre do mundo, possui o maior índice de mortalidade infantil e analfabetismo. Também é o mais com maior taxa de fertilidade do mundo, segundo pesquisas cada mulher tem em média 9 filhos.
Desde 2007, a Industrial Irmãos Hort tem a satisfação de ser fiel a este projeto com suas contribuições. Através delas muitas conquistas foram feitas e diversos projetos implementados como:

Projeto Nutrição Esperança:
Onde cerca de 1149 crianças, adolescentes e mulheres, recebem alimento nutritivo e são evangelizadas através de canções e histórias todos os dias no Níger.

Centro Esportivo:
Que além de ser uma grande estratégia de evangelismo, possui equipes de futebol, de vôlei, de handball e uma equipe de handball de paralíticos. O centro esportivo conta com sala de aula, refeitório, quadras esportivas e vestiários.

Projeto para Mulheres no Plateau:
Um centro de alfabetização e formação em corte e costura para mulheres necessitadas. Totalmente gratuito.

Projeto para Construção de Casas:
Para as famílias das crianças que freqüentam o projeto.

Projeto Casa do Pai Índia:
Atualmente o projeto tem 107 crianças. As crianças são coletoras de lixo, na maioria das vezes estas crianças trabalham para ajudar no orçamento doméstico, pois são de famílias pobres. Algumas crianças trabalham infelizmente para sustentar o vício dos pais. As crianças são da casta baixa. Chegam pela manhã no projeto, lá existem 3 salas de aula, uma em punjab (língua local), outra em hindi e para os maiores aulas em inglês. As crianças recebem leite e um prato de alimento todos os dias.
São diversos os projetos, são diversas as necessidades, com pouco se pode fazer muito na vida de uma criança. A Industrial Irmãos Hort esta fazendo a diferença a centenas de pessoas, ajudando a transformar vidas neste nação.

"Não passaremos apenas pela terra, estamos deixando sementes, marcas na vida das pessoas, isto faz a diferença"

"Agradecemos muitíssimo a Irmãos Hort, que tem sido fiel na manutenção dos projetos e ajudado a escrever uma nova história na vida destes pequeninos." (Alexandre e GIovana, missionários no Niger).

 

Social - Segurança no Trabalho 

Cuidado com a segurança do trabalhador

 Um dos principais mecanismos responsáveis por acompanhar as atividades e exigências relacionadas à proteção da saúde e da integridade dos trabalhadores é a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida.

Temos preocupação com a segurança do nosso trabalhador,por isso, além de seguir todas as normas da segurança do trabalho aplicáveis, promovemos todos os anos a SIPAT ( Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

O principal objetivo da Sipat é promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho e também em casa.