Publicado em 13 de Outubro de 2020

SIPAT  Industrial Irmãos Hort 2020

A Segurança Começa em Mim!

 

Em funcão da COVID-19, este ano a Sipat foi um pouco diferenciada.

Na quarta edição da SIPAT - INDUSTRIAL IRMÃOS HORT,não aconteceram palestras para evitar aglomerações, mas a semana não passou em branco. Foram abordados algum temas de forma breve em formato de panfletos que foram entregues aos funcionários.

A SIPAT tem como seu principal foco orientar e conscientizar os funcionários da empresa sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho e as doenças ocupacionais associadas e fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre- corre do dia-a-dia, ou seja, não só tenham uma vaga ideia de segurança, mas sim que pratiquem a segurança como fator principal para o desenvolvimento do trabalho.

A SIPAT 2020 teve o patrocínio de diversos fornecedores que ajudaram no êxito desse evento, onde foram sorteados vários brindes e os colaboradores puderam interagir através de um quiz de segurança.

Foram escolhidos 3 temas para a semana sendo eles: A importância do uso de EPI, Acidente de trabalho e Covid-19.

Dando início na semana da Sipat 2020 o primeiro tema abordado foi:

A IMPORTÂNCIA DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI

É sempre válido ressaltar a importância do uso do EPI que deve começar pela conscientização, seja dos riscos, seja das boas práticas com o equipamento ou com a atividade desenvolvida.

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.

No dia 23 de setembro, quarta-feira o tema divulgado foi: ACIDENTE DE TRABALHO

O tema abordou a importância da prevenção e teve como objetivo alertar os funcionários sobre os reais riscos de acidentes que estão expostos durante a jornada de trabalho e foi ressaltado ainda que acima de tudo devemos buscar condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho com intuito de proteger e preservar a vida de todos contribuindo para formação de uma cultura de qualidade de vida no trabalho.

Para fechar a semana da SIPAT 2020 o tema escolhido foi: COVID 19, sendo um dos assuntos mais comentado no mundo na atualidade.

O material entregue aos colaboradores ressaltou o que é o COVID - 19, os sintomas, tipos de exames e formas de prevenção.

Realizar a SIPAT é extremamente importante tanto para a empresa quanto para os seus funcionários, pois por meio das atividades desenvolvidas nessa semana, é possível conscientizar a todos da importância de prevenir os acidentes de trabalho, por meio de ações simples, como o uso de equipamentos, a fiscalização das ações, entre outras ações. Além disso, a SIPAT também trabalha para evitar doenças ocupacionais geradas no trabalho, pois um empregado feliz em seu ambiente de trabalho consegue desempenhar melhor as suas funções.

A SIPAT é muito importante pois leva a informação e orientação sobre saúde e segurança aos colaboradores de forma prática e dinâmica, além de reforçar ações que já são praticadas diariamente na empresa.


A Comissão da CIPA - Gestão 2020/2021 e a diretoria da Industrial Irmãos Hort Ltda. comemoram mais um ano da SIPAT e agradecem a todos os envolvidos neste evento que este ano foi um pouco diferente do habitual, mas não menos importante!